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Thermo10
(Jogo Digital Termoquímico)
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Time
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T H E R M O 1 0 - D I C A
Composição | Porcentagem | Valor em massa | Valor energético (KJ) por grama |
Proteína | 15% | 15 g | 16,7 |
Carboidrato | 60% | 60 g | 16,7 |
Liídeos | 25% | 25 g | 37,3 |
Temos:
E alimento = E proteínas +
E carboidratos + E lipídeos
E alimento = 15g x 16,7 KJ/g +
60g x 16,7 KJ/g + 25g x 37,3 KJ/g
E alimento = 250,5 +
1.002 + 932,5
E alimento = 2.185 KJ ou E alimento =522,73 Kcal
Para essa quantidade de alimento o seu valor energético será de
2.185 KJ ou 522,72 Kcal. Para uma quantidade maior de
energia será necessário uma quantidade maior do alimento.
Dado | Gramas(g) |
1 | 100g |
2 | 200g |
3 | 300g |
4 | 400g |
5 | 500g |
6 | 600g |
S A C O D E E X E R C Í C I O
Dado | Tempo(min) | | | Dado | Tempo(min) |
1 | 30 | | | 4 | 60 |
2 | 40 | | | 5 | 70 |
3 | 50 | | | 6 | 80 |
Perdeu Xxx calorias.
É um jogo digital elaborado com finalidade de auxiliar os professores e os alunos, principalmente da educação básica, de forma lúdica e prazerosa nos processos de ensino-aprendizagem em sala de aula, dos conceitos relacionados à Termoquímica. Ele procura trabalhar os conceitos de calor e temperatura, tidos como abstratos, que são fundamentais para que o educando compreenda de modo significativo os processos termoquímicos endotérmicos e exotérmicos. Esses conceitos são de grande relevância, uma vez que tem dimensão interdisciplinar, sendo visto nas ciências exatas, biológicas e engenharias, além de estar presente no dia a dia dos alunos. O jogo digital TRERMO10 procura apresentar de forma lúdica os conceitos relacionados à absorção (processos endotérmicos) e liberação (processos exotérmicos) de energia. Ao buscar o engajamento do aluno nas situações de aprendizagem; possibilita a mediação entre o real e o imaginário, a construção do conhecimento e a evolução do pensamento, desperta a curiosidade, permite a imaginação e a invenção, a busca da afetividade, a produção de significações, a decodificação do contexto, a aquisição de conceitos, a solução de problemas e o desenvolvimento pessoal, social e cultural do aluno e a motivação adquire o sentido de elemento constituidor e constituinte das ultrapassagens necessárias à apreensão dos conceitos científicos na rede de significados de cada indivíduo.
Este jogo é o Produto Educacional desenvolvido no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) por AFONSO FEITOSA REIS FILHO, sob a orientação dos professores Marcelo B. Carneiro Leão e Bruno Silva Leite.
Equipe de Desenvolvimento: Almir, Paulo, Walter, Karine, Gabriel, Ryan, Raquel, Fernanda, Lucas e Richard.
Finalizadores: Almir e Paulo.
Apoio Técnico: Rosiberto.
Apoio Institucional: LEUTEQ (www.leuteq.ufrpe.br) e Núcleo SEMENTE.
Instituição Associada: Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.
Jogador 1 |
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Kcal | 0 |
Jogador 3 |
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Kcal | 0 |
Jogador 2 |
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Kcal | 0 |
Jogador 4 | |
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Kcal | 0 |
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