Tecnologias Digitais na Educação: da formação à aplicação

Tecnologias Digitais na Educação: Da Formação à Aplicação

O livro "Tecnologias Digitais na Educação: Da formação à Aplicação" lançado pela editora da Física, se assenta nas discussões atuais e necessárias sobre as tecnologias na educação possibilitando a professores, estudantes e interessados na temática conhecerem e se apropriarem delas para os mais diversos fins educacionais.

O livro é composto de 15 capítulos divididos em duas partes: na primeira parte, do capítulo 1 ao capítulo 9, as discussões giram em torno de aspectos teóricos e de formação sobre as tecnologias digitais. A segunda parte, do capítulo 10 ao capítulo 15, conta com um arcabouço de casos bem-sucedidos apresentando relatos de experiências exitosas que podem servir como referência para a aplicação nos processos de ensino e aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento.

  • Acesse as primeiras páginas do Livro - clique aqui 
  • Acesse aos vídeos-comentários sobre os capítulos do Livro - clique aqui 
O livro está disponível em diversas livrarias, algumas são:
Editora da Física - https://bit.ly/compraTDE
Amazon - clique aqui
Direto com o autor - clique aqui

Sumário da obra 

Apresentação por Bruno Leite (vídeo-comentário)

Prefácio – Marcelo Brito Carneiro Leão

Capítulo 1: Tecnologias Digitais na Educação: uma visão geral – Bruno Silva Leite (vídeo-comentário)

Capítulo 2: Formação Docente Digit@L – Bruno Silva Leite (vídeo-comentário)

Capítulo 3: Itinerarios personalizados de aprendizaje para saltar de la formación a la aplicación: aprender en el mundo real con el soporte de la tecnología Blockchain – Carles Lindín e Antonio Bartolomé Pina (vídeo-comentário)

Capítulo 4: Princípios da Aprendizagem Tecnológica Ativa – Bruno Silva Leite (vídeo-comentário)

Capítulo 5: Aprendizagem Tecnológica Ativa: possibilidades na educação – Bruno Silva Leite (vídeo-comentário)

Capítulo 6: Jogo Pedagógico, Jogo Digital e Gamificação: iguais ou diferentes? – Márlon Herbert Flora Barbosa Soares e Nyuara Araújo da Silva Mesquita (vídeo-comentário)

Capítulo 7: Laboratórios Virtuais: motivação e estratégias para implementação – Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Patrícia Fernanda da Silva, Fabrício Herpich e Fabiana Santiago Sgobbi (vídeo-comentário)

Capítulo 8: Redação digital: um aplicativo móvel de interação entre docentes e discentes para o aperfeiçoamento da escrita – Rafael Rocha Moreira, Daniel Sales de Almeida, Aylla Tyfanny Moreira Azevedo e Leonardo Rocha Moreira

Capítulo 9: As tecnologias digitais como facilitadoras de estudantes engajados, responsáveis, críticos e criativos – Ana Amélia A. Carvalho (vídeo-comentário)

Capítulo 10: Um labirinto chamado “sociedade do conhecimento”: a liberdade na experimentação ou à beira da agorafobia? – Ana Paula Zandonai Kutter e Marcelo Leandro Eichler (vídeo-comentário)

Capítulo 11: Mobilidade e aprendizagem: o caso Gamebook Guardiões da Floresta – Lynn Rosalina Gama Alves, Velda Torres e Mauricio dos Santos (vídeo-comentário)

Capítulo 12: Registro de percursos de autoria por meio de trilhas de aprendizagem – Patrícia Scherer Bassani (vídeo-comentário)

Capítulo 13: Apps de criação de notas como recurso didático no ensino de Ciências da Natureza – Aline Grunewald Nichele e Kênya Silva dos Santos Moraes (vídeo-comentário)

Capítulo 14: Aprendizagem ativa e peer instruction no ensino superior – Maurício José Morais Costa e João Batista Bottentuit Júnior (vídeo-comentário)

Capítulo 15: Design, implementação e resultados de um MOOC na educação a distância – João Mattar, Ana Maria Murbach Bortolanza, Lucilene de Souza Maluche e Maristela Baggio Piovezan (vídeo-comentário)

Clique para ampliar

*Links quebrados, avise-nos - clique aqui

Conte-nos sua experiência com o uso do livro, críticas e sugestões são bem-vindos - Contato