Novidades Tecnológicas no Ensino

Espaço para contar as novidades Tecnológicas no Ensino.

*Esse espaço será atualizado constantemente

Portal da Escrita Científica
Postado em: 04/05/2015

O portal tem por objetivo auxiliar na formação de escritores de artigos científicos através do oferecimento de minicursos voltados à estruturação e linguagem de documentos científicos (teses e artigos), ferramentas de apoio à escrita, gerenciamento de referências e editoração, etc. O Portal funciona como um repositório de ferramentas e orientações para alunos e pesquisadores interessados em aperfeiçoar a escrita científica, disponibilizando materiais informativos e didáticos, workshops, tutoriais, cursos on-line, videoaulas e ferramentas computacionais de auxílio à escrita em português e em inglês, que auxiliam na organização da estrutura e do conteúdo dos trabalhos. No que diz respeito as ferramentas computacionais, existem ambientes para a escrita (por meio das ferramentas computacionais que dão suporte a partes do processo de redação, do agrupamento das ideias à composição de um texto contínuo, com editores gráficos). Algumas são descritas a seguir:

SCiPo - ferramenta de suporte à escrita que auxilia na redação de resumos e introduções com base em modelos de textos científicos em português, elaborados a partir de teses e dissertações de várias áreas de pesquisa disponíveis para o redator apreender a estruturação retórica do texto;

SCiEn-Produção - auxilia na redação de artigos científicos em inglês;

CALeSE - software de suporte à escrita de introduções com textos modelos da área de Física;

ACNP (AntiPlagiarist) - software que compara documentos procurando por trechos de textos que foram copiados. Os fragmentos suspeitos são relatados em um formato de fácil compreensão, com os números das linhas e das colunas em que foram encontrados;

Citation Machine - ferramenta para gestão bibliográfica, com gerador automático de citação e referência que ajuda estudantes e pesquisadores a citar corretamente as fontes utilizadas, em vários estilos;

CiteUlike - site colaborativo que permite armazenar, organizar e partilhar informação bibliográfica.

Conheça o  Portal da Escrita Científica: www.escritacientifica.sc.usp.br.

Buy Kicks | Nike SB